Uma pirâmide holográfica projetada pelos arquitetos do SYNDICATE Architects foi a proposta vencedora do concurso para o Pavilhão de Cinema de Verão do Museu de Arte Contemporânea Garage, em Moscou, Rússia. O projeto foi o escolhido entre uma lista de seis competidores. O concurso oferecia a oportunidade para arquitetos russos projetarem um pavilhão temporário e multifuncional acessível, que atendesse às exigências do museu em relação à responsabilidade ambiental.
Fundado por uma equipe de jovens arquitetos com experiência em grandes empresas russas e internacionais, o SYNDICATE criou uma complexa pirâmide que será construída do chão. O projeto permite que a sala de cinema se abra visualmente para o parque e faz referência à arquitetura do antigo café Vremena Goda, convertido por Rem Koolhaas no lar permanente do Museu Garage. Com sua forma singular, materiais incomuns e desenho funcional, o pavilhão oferecerá a experiência de um cinema ao ar livre em qualquer condição climática.
Dasha Zhukova, fundadora do Museu de Arte Contemporânea Garage, diz: “Uma das missões do Garage é apoiar a arte e a arquitetura russas. O SYNDICATE ofereceu algo mais do que uma proposta arquitetônica: uma nova maneira de experimentar o cinema. Esperamos que este concurso estimule o desenvolvimento da arquitetura efêmera na Rússia.”
O júri era composto por Dasha Zhukova; Anton Belov, diretor do museu; Varvara Melnikova, CEO do Instituto Strelka de Mídia, Arquitetura e Design e sócio fundador da KB Strelka; Daria Paramonova, chefe do Strelka Architects; Ekaterina Golovatyuk, co-fundadora do estúdio GRACE e arquiteta idealizadora do primeiro cinema de verão do Garage Museum; e Olga Aleksandrova, sócia da BuroMoscow.
O pavilhão de verão será construído ainda no primeiro semestre deste ano no pátio em frente ao museu.